para Famílias

8—11 AGOSTO 2019
BS19-IMG-GREEN-4

Oficina Orquestra Tradicional Portuguesa

QUI 8, SÁB 10 | 13:00, DOM 11 | 12:15
Armazém

Atelier de instrumentos musicais tradicionais portugueses. Atividade dinamizada pelo Professor Pedro Sousa. O Professor apresenta às crianças diferentes instrumentos tradicionais portugueses e cada criança pode experimentar os instrumentos em modo mini orquestra. O Professor ensina algumas técnicas dos diferentes instrumentos e canções tradicionais portuguesas.

BS19-IMG-GREEN-7

BONS SONS x 10 – Uma aldeia em manifesto

QUI 8 | 15:00
Largo do rossio

Produzido em parceria com as Edições Escafandro, o livro BONS SONS x 10 – Uma Aldeia em Manifesto faz o percurso do festival e retrata os artistas que fizeram parte da sua história, desvendando curiosidades, momentos felizes, dramáticos e relatos inéditos sobre tudo o que lá se passou. Para isto, foram desafiados vários ilustradores para partilharem a sua visão sobre o que é o BONS SONS e os artistas que por lá passaram. As ilustrações são de Ângela Vieira, Joana Ray, Nuno Saraiva, Pedro Brito e Silvia Belli e os textos são da autoria de Rita Nabais, Nuno Matos Valente e João Nunes (Edições Escafandro).

BS19-IMG-GREEN-3

Oficina de percussão corporal

SEX 9 | 13:00, SÁB 10 | 12:15
Armazém

Sessão musical onde são explorados os ritmos e sons do corpo humano. O Professor ensina técnicas de percussão corporal. São trabalhadas: a capacidade de improvisação, o sentido rítmico, a pulsação coletibva e individual.

BS14-MUSICACRIANCAS-XS

Música para grávidas

DOM 11 | 13:00
Armazém

Sessões idealizadas e planificadas tendo por base a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Os professores, em conjunto com vários instrumentistas, proporcionam aos participantes um ambiente musical variado, onde são estimuladas a ouvir, cantar, improvisar e utilizar a sua percussão corporal em diferentes modos e métricas variadas. Participação dos alunos da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e do Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar.

BS15-MusicaCriancas-XS

Música para toda a família

TODOS OS DIAS | 10:00, 10:45, 11:30, 12:15
Armazém

Sessões idealizadas e planificadas tendo por base a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Os professores, em conjunto com vários instrumentistas, proporcionam aos participantes um ambiente musical variado, onde são estimuladas a ouvir, cantar, improvisar e utilizar a sua percussão corporal em diferentes modos e métricas variadas. Participação dos alunos da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e do Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar.

BS17-BURROS-cmm

Aula do Burro

TODOS OS DIAS | 10:30
Curral

A Aula do Burro pretende dar a conhecer a raça asinina de Miranda – vulgarmente, conhecido pelo Burro de Miranda -, o seu ciclo de vida, cuidados, características e usos, assim como promover e divulgar os valores culturais e naturais do Planalto Mirandês. Conhecer para defender!

BS19-IMG-GREEN-1

Portuguesas Inesquecíveis

TODOS OS DIAS | 11:00, 16:00
Quintal do Poço

Duas mulheres à frente do seu tempo, a abrir caminhos com coragem, ousadia e inteligência. Leonor de Almeida, a Marquesa de Alorna, viveu uma vida rocambolesca, entre reis e nobres, filósofos e artistas. Passou dezoito anos trancada num convento por um crime que não cometeu, sobreviveu ao terramoto de 1755 e tornou-se pintora e poeta sem nunca deixar de ser rebelde. Carolina Beatriz ngelo, médica, mãe, feminista, revolucionária. Em 1911 foi a primeira mulher a votar em Portugal, enfrentando leis injustas que só permitiam que fossem os homens a escolherem os seus representantes. As suas vidas marcaram a história portuguesa. E estas portuguesas inesquecíveis ainda têm imensas histórias para contar: elas estão no BONS SONS para quem quiser ouvi-los.

BS12-BURROS-JaimeVeloso

Passeio com Burros

TODOS OS DIAS | 11:30
Curral

A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), propõe a realização de passeios com os burros à descoberta da natureza local, circundante a Cem Soldos. Mais do que um meio de transporte, o burro é um companheiro de viagem e, a passo moderado, é com grande facilidade que se estabelece uma relação de amizade.

BS19-IMG-GREEN-9

Cem Soldos, por detrás do BONS SONS

TODOS OS DIAS | 12:00
Posto de informação

A aldeia de Cem Soldos dá à luz o BONS SONS, e todas as edições esta se povoa de centenas de pessoas que procuram sedentas a música, a luz e a cor do festival. Mas o que é mesmo Cem Soldos? Quem a habita e de onde vem? Quem a vive para dar à luz? Quem são as avós da história mundana da aldeia? Pode ser uma canção dedicada a uma dama louca, ou a história simples de alguém que resistiu, e disto Ana Bento e Bruno Pinto construíram um percurso por entre as pedras, os canteiros e as portas que contaminam e se deixam contaminar pelo BONS SONS para revelar as histórias escondidas por entre a História.

AEPGA_VeraCorreia

Jogo do Burro

TODOS OS DIAS | 17:00
Curral

No Jogo do Burro – inspirado nos clássicos jogos de tabuleiro – crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e 17 anos aprendem conceitos relacionados com o bem-estar, nutrição, biologia e maneio dos burros. De uma forma interativa os participantes são convidados a responder a questões de diversas categorias, o que permitirá estimular o seu raciocínio e conhecimento sobre esta espécie e, especificamente, sobre a raça asinina de Miranda.

BS17-JOGOSHELDER-cmm

Jogos do Helder

TODOS OS DIAS | 10:00-20:00
Largo de São Pedro

Os Jogos do Helder agarram crianças, jovens e adultos com esferas, argolas e discos para criarem um ambiente de alegria contagiante. São todos fáceis de jogar, mas duros de ganhar. Desenvolvem competências pessoais e sociais de uma forma divertida. Se jogares vais Ganhar Sorrisos, Amigos ou simplesmente um rebuçado.

MiguelMadeira-Publico-2012-71-XS

Feira de Marroquinarias

TODOS OS DIAS | 10:00-24:00
Ruas da aldeia

A Feira de Marroquinarias e Artesanato espalha-se pelas ruas do centro de Cem Soldos, mostrando artigos de vários artesãos e alfarrabistas nacionais. Consegue-se assim contaminar e colorir a aldeia com objectos tradicionais e diversos trabalhos de Novo Artesanato.

Espaço Criança

Espaço dedicado às crianças, para actividades que têm como objetivo motivar as crianças para diferentes tipos de aprendizagem, promovendo a interacção entre as várias crianças que participam na actividade e estimulando o seu desenvolvimento pessoal e social. O espaço dispõe ainda de uma zona de fraldário, de aluguer de auriculares infantis e de serviço de babysitting.

SABER MAIS
— PARTILHA —